quinta-feira, 11 de março de 2010

Práticas Pedagógicas Atuais: Fruto De Grandes Transformações?

MAGALHÃES, Viviane Tibúrcio de

O panorama educacional do Brasil deixa claro que a educação é fruto de grandes transformações ao longo do século XX. Suas práticas pedagógicas tem relação direta com os movimentos políticos e sociais em prol de uma educação de qualidade, menos tecnicista, mais justa e igualitária, baseada na concepção Liberal de educação.

A educação no Brasil anterior a década de 20 tinha sua base pautada na Educação Religiosa que aos poucos foi sendo substituída por práticas de ensino desvinculadas da religião. Esta foi uma década marcada pelo movimento “Entusiasmo pela Educação”, que tinha como objetivo, expandir a rede escolar com a intenção de diminuir interesses políticos de quantificação, pois com o fim do regime escravocrata e um grande crescimento industrial, surge o trabalho assalariado que abre espaço para o aparecimento de carreiras intelectuais e burocráticas, fazendo com que as famílias percebessem a escola como um caminho para seus filhos e que as discussões políticas girassem em torno da necessidade de extensão da escola pública ao proletariado.
Para continuar a ler este trabalho clique aqui.

Nenhum comentário: