quarta-feira, 14 de julho de 2010

O direito ao erro: condições para uma aprendizagem consciente.

SILVA, Ledys Alexia Souza Maia

“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
(Sócrates)

“De erro em erro, descobre-se toda a verdade”
(Freud)

Levar em conta toda a pluralidade cultural e diversidade de línguas que cada sujeito fala em uma escola é desafio que poucos enfrentam, especialmente quando se compreende a escola como espaço de multiplicação e plena exposição dos sentidos de educadores e educandos, carentes de espaço para mostrarem o que sabem e quem são.
Pensar na prisão que o atual sistema social e econômico brasileiro nos condiciona, pode ser o degrau inicial para que se possa aprofundar essa análise, já que os reflexos dos meios de produção condicionam, inclusive a escola, ao exílio desses mesmos sentidos, onde o erro é prontamente sancionado e repreendido sem que a educação tenha aí o seu papel: de educar diante do erro de modo que este se transforme em aprendizagem.

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